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"Colonial Legacy and Independence Struggle: The Evolution of East Timor's Identity and Nationhood"
East Timor, located in the eastern part of the Timor Island, underwent various changes during almost four centuries of Portuguese colonization. The Portuguese colonization of Timor began in the early 16th century when the region became part of the Portuguese Empire. They controlled the spice trade and sought locations to gain influence in the area.
Over the following centuries, Portugal established relationships with local kingdoms in Timor. Despite resistance efforts, the gradual presence of Portugal shaped new social and economic patterns. During colonization, many aspects of local culture were influenced by Portuguese influences, including religion and language.
During World War II, Japan occupied East Timor, replacing Portuguese rule. However, after Japan surrendered in 1945, Portugal attempted to regain control. In 1974, the Carnation Revolution in Portugal led to political changes, and in 1975, Portugal finally withdrew its claim over East Timor, providing an opportunity for independence.
However, the transition to independence was not smooth. After the Portuguese withdrawal, East Timor remained independent for only nine days before being invaded by Indonesia in December 1975. The Indonesian occupation led to significant conflict and suffering for the people of East Timor. The struggle for independence continued for two decades, with various resistance movements and international diplomatic campaigns.
In 1999,following a UN-supervised referendum, the people of East Timor voted for independence from Indonesia. This led to a transitional period facilitated by the United Nations, culminating in full independence in 2002. East Timor eventually became a recognized independent nation.
Since its independence, East Timor has faced challenges in building a new nation, including developing strong institutions and a robust economy. While the era of colonization has passed, the colonial influence and the struggle for independence continue to shape the national identity and culture of East Timor to this day.
CRÍTICA LOOS, MAIBÉ LA'OS RETÓRICA EUFÓRICA
Dala wa'in ita alergia los ho liafuan crítica. Ita sempre hatur liafuan crítica ne'e ho conotação negativa ka conceito nebé considera "conflito das ideais" nebé sempre defende no ofende malu. Maibé lae, liafuan Crítica ne'e, praticamente ita ida-idak sempre halo iha ita nia moris liu husi foti decisão ruma hodi salva ita nia moris iha situação crucial ruma nebé ita hasoru.
Etimologia husi conceito "Crítica" ne'e mai husi Lian Grego κρίσις "KRÍSIS" katak liga ba estado ka condição no situação nebé mosu "caos/sabraut". No nia associa ba verbo κρίνειν "KRÍNEIN", ho nia sentido atu hodi halo juízo ba implicação ruma liu husi decisão no separação. Liafuan κρίσις "KRÍSIS" ne'e mai husi liafuan rua κρηι "KREI-, katak cortar, iha tetun "tesi" sai iha contexto escolher " hili"; no aumenta nia sufixo σις "-SIS" ne'e terminologia husi saúde nian iha nebé hodi hatudu condição ruma nebé aplica ho caso problemático ruma. Nune'e atu dehan "tesi sai ida aat hodi hili diak".
Entretanto, bainhira ko'alia konaba conceito "crítica" sempre iha conjugação ho ninia verbo rasik mak κρίνειν (termo grego) katak hatudu atingimento ka alcance ruma iha construção crítica ne'e nian. Simplesmente, liafuan Crítica ne'e mai husi κριτική "KRITIKĒ" katak realidade situacional nebé ita haré ka hasoru; ho nia conceito familiar mak "Crimen" (termo latim) katak buat nebé sai aat tenke tetu, hili no haketak; κριτήιων "kriteriōn" katak sasukat, dalan nebé iha matadalan hodi la'o hikas; ao contrário ho ‘ιποκρισία "hypokrisía" katak observa deit hodi expressa oralmente tanto escrita maibé la iha solução ida ka dalabarak ita compreende ho linguagem "ASBUN/asal bunyi". Simples liu atu dehan deit crítica ne'e hanesan "DISCERNIMENTO" katak hili diak husi aat nia laran no hili diak liu husi diak nia laran.
Palavras-chave:
KRÍNEIN (DISCERNIR/HILI):
1). KRÍSIS (TETU HO RAZÃO/KAKUTAK); 2). KRITERIŌN (SASUKAT);
3). KRITIKĒ (HILI/DECIDE).
Atu harí no hamoris ita nia rain, ita precisa crítica atu fomenta ka fo Han no haró/ka fo hemu desenvolvimento. Ida ne'e mak hanaran "consciência crítica da nação". No " Crítica é uma capacidade intelectual para discernir a “regra correta” tendo em conta a complexidade da situação e das circunstâncias, objetivas e subjetivas" (Martinho G. G. da Silva, Sebenta Ética Filosófica, 2020). Tamba ne'e, bainhira ita crítica, significa ita mostra ita nia inteligência no prudência ba realidade complexa no crucial hodi desejo ida diak no diak liu ne'e ba realização.
Iha Ética Filosófica, Aristóteles hatur finalidade husi ema ne'e mak nia buka ευδαιμονία "felicidade/ksolok". No atu to'o iha ksolok ne'e laos ηδονή ( prazer/Kan nebé mai husi emoção no sentimento isin-lolon nian, osan no poder) maibé husi razão ka inteligência/prudência. Nune'e, moris hatene sentido moris katak moris ho razão la'os nar-naran moris (vida sem sentido sa tan ita halerik ho música "Minha vida sem sentido cada vez eu venho aqui [...]" ita reflete kle'an kedas ba ita nia lala'ok moris. Ida ne'e mak Aristóteles define nu'udar έτος "Ethos" katak hábito/custume/toman diak nebé ita halo lor-loron. No husi buat nebé ita halo lor-loron sai hanesan τέλλος dalan/caminho hodi atinge ita nia felicidade. No τέλλος ne'e hatur iha “[...] a «regra correta» que determina a mediana é tal como a determinaria o prudente" (EN, 1106b 36). Nune'e, naran katak crítica karik usa prudência la'os sentimento no emocional tamba manifesta mos ita nia ”[... ] éticas virtudes: para agir bem, é melhor possuir uma capacidade heurística capaz de determinar a “regra correta” adequada ao particular, em qualquer situação, do que um sistema de regras gerais que nunca seriam suficientemente finas face à singularidade e a complexidade das situações" (Martinho G G da Silva, Sebenta Ética Filosófica, 2020).
Iha mundo globalização ne'e, ita precisa tebes crítica hodi hamoris ita nia consciência crítica tamba iha virtualização, ema bele subar sagrado iha malcriado nia laran no subar malcriado iha sagrado nia laran. Buat hotu la sai ona segredo no sagrado sa tan ser honrado. Iha MANGA MORALIA - μήπως καί αρχή της πολιτικής (MM I, 1.1181b 3) iha ne'e acentúa katak "ética é a parte principal da CRÍTICA [...] . Por outro lado, é a parte fundamental porque determinar o fim para realizar" (Martinho G G da Silva, Sebenta Ética Filosófica, 2020).
Ikus liu hakarak habadak simples deit katak CRÍTICA ne'e mak CIÊNCIA ARQUITETÓNICA katak iha capacidade atu construir nu'udar realização (Martinho G G da Silva, Sebenta Ética Filosófica, 2020).
Ikus liu taka ho " ASSEGURAR O BEM DE UM INDIVÍDUO É APENAS MELHOR DO QUE NADA; PORÉM, ASSEGURAR O BEM DE UMA NAÇÃO OU DE UM ESTADO É UMA REALIZAÇÃO MAIS NOBRE E MAIS DIVINA" (EN, 1094b 10).
Conseito "realização mais Nobre e mais DIVINA" persis hanesan ita nia motto: Conceito "SION" katak "O topo Sagrado".
Boa Leitura e abraço!!!
Hakerek husi: Joaquim Soares de Sousa.
CONCLUSION
"In this writing, the concept of critique is explained in various contexts. The word "Critique" comes from the Greek "KRÍSIS," which refers to a complex and problematic situation or condition. This concept is also related to the verb "KRÍNEIN," meaning to decide and discern. There's a connection between this concept and the Latin word "Crimen," meaning an action that should be punished. The term "κριτήιων" also emerges, signifying standards or criteria.
In the context of discussing critique, there's an association with the verb "κρίνειν," which means to achieve or recognize within the framework of this critical concept. Essentially, critique functions to choose wisely amidst complex situations. This concept is also linked to Aristotelian philosophical ethics, which associates happiness with understanding and prudence, rather than mere emotional pleasures.
In today's globalized world, critique is essential for shaping critical awareness. Critique plays a vital role in shaping ethics and perspectives in a society that's increasingly connected through technology. Lastly, this writing also emphasizes the importance of critique in the context of building individual and societal goodness, in line with Aristotle's philosophy that building societal goodness is a more noble and godly achievement.
In conclusion, this writing discusses the meaning of critique in various situations, including in the formation of ethics and perspectives in today's global society. Critique is not just about judgment but also about making wise choices in complex situations."
- Moises-
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"Reorganização Administrativa em Ataúro: Análise e Implicações para o Desenvolvimento e Governança"
«ATAÚRO MUDA HUSI MUNICÍPIO BA REGIÃO MAIBÉ IHA LARAN TEMI GOVERNO MUNICIPAL ATAÚRO» DIFERENTE KA LAE?
Mai ita haré hamutuk tok;
Iha kraik ne'e fontes husi DL N° 49/2023 de 23 de Agosto husi IX Governo Constitucional. Ita buka tok ita nia tratamento especial nebé durante ne'e ita buka iha perspectiva ATAÚRO nia desenvolvimento nebé tenik iha Artigo 5° n° 3 no Artigo 71° n° 3.
Iha ne'e, hau sei apresenta uluk sikun Administrativo nian hodi lori ita ba compreende "Município ATAÚRO ba Governo Municipal ATAÚRO nu'udar REGIÃO". Município Ataúro la marca diferença ho mudança ida agora. Maibé, sira nia essência hanesan deit. Bele dehan muda iha língua maibé ninia linguagem ida deit. Administrativamente,SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, tenik iha Artigo 52.ºEnumeração:
O Ministério da Administração Estatal integra as seguintespessoas coletivas de direito público, no âmbito da administraçãoindireta do Estado:
- As Autoridades Municipais;
- A Autoridade Administrativa de Ataúro;
- O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral;
- O Arquivo Nacional de Timor-Leste;
- O Instituto Nacional da Administração Pública;
- O Fundo Especial de Desenvolvimento de Ataúro.
Iha ne'e Atan hau hatama tan Artigo 53.º
"Autoridades Municipais" hodi halo confrontação no confirmação ho artigo 54° "Autoridade Administrativa de Ataúro" hodi hetan ligação ho ita nia município anterior ho ita nia Região nebé temi Governo Municipal ne'e oinsa. Ninia natureza hanesan "Circunscrição Administrativa" nebé Governo anterior iha Lei N° 14/2021 de 7 de Julho no bele halo ligação ho DL N° 49/2023 de 23 de Agosto.
Tuir Artigo 53° Autoridades Municipais,
1). As Autoridades Municipais são pessoas coletivas de direitopúblico, dotadas de autonomia administrativa, autonomiafinanceira alargada e património próprio, sob a forma deserviços personalizados;
2). As Autoridades Municipais estão sujeitas à superintendência e tutela do Ministro da Administração Estatal; 3). A instituição em concreto Quirry Karra Gomes Halo favor ninia roha mak ne'e.
3). A instituição em concreto de cada Autoridade Municipal éaprovada por decreto-lei;
4). As normas jurídicas que definem as atribuições, a organização e o funcionamento das Autoridades Administrativa,bem como as relativas ao provimento, direitos, deveres eregalias dos respetivos dirigentes são aprovadas pordecreto-lei.
Artigo 54.ºAutoridade Administrativa de Ataúro
1. A Autoridade Administrativa de Ataúro é uma pessoacoletiva de direito público, dotada de autonomiaadministrativa, financeira, técnica e patrimonial, sob a formade serviço personalizado.
2. A Autoridade Administrativa de Ataúro está sujeita àsuperintendência e tutela do Ministro da AdministraçãoEstatal.
3. As normas jurídicas que definem as atribuições, aorganização e o funcionamento da AutoridadeAdministrativa de Ataúro são aprovadas por decreto-lei.
Iha lei orgánica Governo IX nian, iha Competência PM nian iha artigo 6° Alinea (w) no (n) cita katak Estatuto administrativo RAEOA nebé Ataúro hola parte mos iha Estatuto Economia ZEESM ka inclui Atauro nebé sei tutela ba PM. Ho razão condição laiha. Tamba ne'e bele liu husi RAEOA mak hodi prepara Atauro to'o tempo ida Autonomamente haketak aan husi RAEOA. Tamba ne'e, iha fali DL N° 49/2023 de 23 de Agosto ne'emantém hela ho Estatuto FEDA bele confirma artigo Artigo 58º."Fundo Especial de Desenvolvimento de Ataúro"
- O Fundo Especial de Desenvolvimento de Ataúro (FEDA) é um fundo dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, de autonomia financeira alargada, nostermos do n.º 4 do artigo 26.º e do artigo 28.º da Lei n.º 2/2022, de 10 de fevereiro, e de autonomia patrimonial;
- O FEDA está sujeito à superintendência e tutela do Ministro da Administração Estatal;
- As normas jurídicas que definem as atribuições, ao rganização e o funcionamento do FEDA são aprovadaspor decreto-lei.
Tamba ne'e liafuan "tutela" ba Oe-Cusse Ambeno la iha ona maibé "Unidade de Coordenação de Serviços" maibé Tratamento Administrativo mak mosu, Economicamente lae.
- Bele confirma Artigo 51.º Definição: A Unidade de Coordenação de Serviços Administrativosda RAEOA e Ataúro é o serviço central do Ministério daAdministração Estatal que assegura o apoio técnico eadministrativo aos órgãos deste departamentogovernamental no domínio da coordenação da atividaded esenvolvida pelos órgãos e serviços da administraçãodo Estado na Região Administrativa Especial de Oe-CusseAmbeno e na Ilha de Ataúro.
- Incumbe à Unidade de Coordenação de Serviços Administrativos da RAEOA e Ataúro: a)Elaborar informações, pareceres e relatórios sobre aprestação de bens e serviços públicos, cuja prestaçãoincumba ao Estado, nas áreas da Região AdministrativaEspecial de Oe-Cusse Ambeno e de Ataúro; b)Realizar estudos e formular propostas de melhoria daprestação de bens e serviços públicos nas áreas daRegião Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambenoe de Ataúro; c)Acompanhar a atividade desenvolvida pelos órgãos eserviços da administração local nas áreas da RegiãoAdministrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno e deAtaúro e propor a realização de inspeções ousindicâncias ao funcionamento àqueles; d)Elaborar informações e pareceres quando se verifiquea ocorrência de conflitos positivos ou negativos decompetências entre órgãos da administração do Estadoe órgãos da administração regional ou municipal, nasáreas da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse e Ambeno ou de Ataúro; e)Executar as diligências que se revelem necessárias paraassegurar a articulação e coordenação entre os órgãose serviços da administração central e os órgãos e serviços da administração regional ou local na RegiãoAdministrativa Especial de Oe-Cusse e Ambeno e deAtaúro, tendo em vista a efetiva, eficiente e eficazprestação de bens e serviços públicos; f) Realizar as demais tarefas ou atividades que lhe sejamatribuídas por lei, regulamento ou determinaçãosuperior.
- A Unidade de Coordenação de Serviços Administrativosda RAEOA e Ataúro é dirigida por um diretor, equiparado adiretor nacional, nomeado e exonerado nos termos do regime jurídico dos cargos de direção e chefia da AdministraçãoPública;
- O Diretor da Unidade de Coordenação de ServiçosAdministrativos da RAEOA e Ataúro está hierarquicamentesubordinado ao Ministro da Administração Estatal.
Obrigado e abraço.
Hakerek husi Joaquim Soares de Sousa.
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Conclusão:
Considerando as fontes legais e decretos mencionados, é possível afirmar que a mudança administrativa em Ataúro não trouxe uma mudança substancial na estrutura organizacional, mas sim manteve a essência e as atribuições existentes. Através dessas alterações, a transformação do "Município Ataúro para Governo Municipal Ataúro como Região" mantém a identidade, enquanto contribui de maneira significativa com a FEDA, a Autoridade Administrativa de Ataúro e a Unidade de Coordenação de Serviços Administrativos. Isso evidencia sua relevância para o futuro desenvolvimento e governança na região.
Moises
Sistema Democrático em Timor-Leste
Sistema Democrático em Timor-Leste,
Construindo uma Sociedade Inclusiva e Participativa
Contexto Histórico e Recuperação
Desenvolvimento do Sistema Democrático
Características Distintivas do Sistema Democrático em Timor-Leste
- Liderança Presidencial e Parlamentarismo:Timor-Leste adotou um sistema de governo que combina os princípios da liderança presidencial com elementos de parlamentarismo. O presidente atua como símbolo do Estado, enquanto o primeiro-ministro e o gabinete são responsáveis pela implementação das políticas diárias e pela administração do governo.
- Parlamento Nacional: O Parlamento Nacional é o órgão legislativo que desempenha um papel na elaboração de leis, na supervisão do executivo e na representação dos interesses do povo. Os membros do parlamento são eleitos por meio de eleições gerais, e seu papel inclui a formulação de leis e a garantia da responsabilidade do governo.
- Pluralismo Político:Timor-Leste possui diversos partidos políticos que refletem uma variedade de perspectivas e aspirações da sociedade. Isso permite que vozes diferentes sejam ouvidas e garante que a participação política seja um direito respeitado e protegido.
- Participação Pública:A sociedade de Timor-Leste está ativamente envolvida no processo democrático por meio de eleições, campanhas e discussões. Organizações da sociedade civil, mídia e grupos de defesa também contribuem para dar voz aos interesses da sociedade e para garantir a transparência do governo.
Desafios e Conquistas
Conclusão
Democratic System in Timor-Leste: Building an Inclusive and Participatory Society
Historical Background and Recovery
Development of the Democratic System
Distinctive Characteristics of the Democratic System in Timor-Leste
- Presidential Leadership and Parliamentarism: Timor-Leste adopted a system of government that combines the principles of presidential leadership with elements of parliamentarism. The president serves as a symbol of the state, while the prime minister and the cabinet are responsible for implementing daily policies and administering the government.
- National Parliament: The National Parliament is the legislative body that plays a role in crafting laws, overseeing the executive, and representing the interests of the people. Members of parliament are elected through general elections, and their role includes lawmaking and ensuring government accountability.
- Political Pluralism: Timor-Leste has a diverse range of political parties that reflect a variety of societal perspectives and aspirations. This allows different voices to be heard and ensures that political participation is a respected and protected right.
- Public Participation: Timorese society is actively engaged in the democratic process through elections, campaigns, and discussions. Civil society organizations, media, and advocacy groups also contribute to giving voice to societal interests and ensuring government transparency.
Challenges and Achievements
Conclusion
TIMOR-LESTE EXPANDING INTO ASIA - SIGNIFICANT BENEFITS
Timor-Leste Expanding into Asia: Significant Benefits
However, Timor-Leste's journey into expanding across Asia is not without challenges. Competition with other countries to attract investors and trade partners is one of the key obstacles faced. Hence, the Timor-Leste government continues to work diligently on developing strategies that differentiate the country and offer unique value to potential partners.
TIMOR OAN BARAK, LAHATENE DISTINGI ENTRE UMA LULIK, UMA LISAN HO UMA FUKUN.
TIMOR OAN BARAK, LAHATENE DISTINGI ENTRE UMA LULIK, UMA LISAN HO UMA FUKUN. Too agora Timor oan barak hanoin katak uma tradisional ho apare...
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Tuir ema pesquisador internacional lubuk ida hanaran ilha Ataúro katak: "ILHA DO PARAÍSO". Saida mak liafuan Paraíso? Iha Bíblia, ...
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«ATAÚRO MUDA HUSI MUNICÍPIO BA REGIÃO MAIBÉ IHA LARAN TEMI GOVERNO MUNICIPAL ATAÚRO» DIFERENTE KA LAE? Mai ita haré hamutuk tok; Iha kraik...
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A Ásia testemunhou uma notável adição ao seu panorama geopolítico nas últimas décadas com o surgimento de Timor-Leste como uma nação indep...